Categories

Come on in! Join Pinterest today...it only takes like a second or so.

More like this: ambrosia and ali.
Visit Site

Related Pins

Minerva, a deusa da sabedoria, era filha de Júpiter. Contava-se que saíra da cabeça do deus, já adulta e revestida de armadura completa. Além de padroeira das artes úteis e ornamentais, tanto dos homens — como a agricultura e a navegação — quanto as das mulheres — como a fiação, tecelagem e os trabalhos de agulha —, era também uma divindade guerreira; só protegia, porém, a guerra defensiva e não simpatizava com o selvagem amor de Marte pela violência e pelo derramamento de sangue.

Dirigindo-se à assembléia, Júpiter expôs as terríveis condições que reinavam na Terra e encerrou as suas palavras anunciando a intenção de destruir todos os seus habitantes e fazer surgir uma nova raça, diferente da primeira, que seria mais digna de viver e saberia melhor cultuar os deuses, apoderou-se de um raio e já estava prestes a atirá-lo contra o mundo, destruindo-o pelo fogo, quando atentou para o perigo que o incêndio poderia acarretar para o próprio céu.

Seguiu-se a Idade de Prata, inferior à de Ouro, porém melhor do que a de Cobre. Júpiter reduziu a primavera e dividiu o ano em estações. Pela primeira vez o homem teve de sofrer os rigores do calor e do frio, e tornaram-se necessárias as casas. As primeiras moradas foram as cavernas, os abrigos das árvores frondosas e cabanas feitas de hastes.

A morada dos deuses era o cume do Monte Olimpo, na Tessália. Uma porta de nuvem, da qual tomavam conta as deusas chamadas Estações, abria-se a fim de permitir a passagem dos imortais para a Terra e para dar-lhes entrada, em seu regresso. Os deuses tinham moradas distintas; todos, porém, quando convocados, compareciam ao palácio de Júpiter, do mesmo modo que faziam as divindades cuja morada habitual ficava na Terra nas águas, ou embaixo do mundo.

Mercúrio (Hermes), filho de Júpiter e de Maia, era o deus do comércio, da luta e de outros exercícios ginásticos e até mesmo da ladroeira; em suma, de tudo quanto requeresse destreza e habilidade. Era o mensageiro de Júpiter e trazia asas no chapéu e nas sandálias. Na mão, levava uma haste com duas serpentes, chamada caduceu.Atribuía-se a Mercúrio a invenção da lira.

Atena é filha de Métis e Zeus. Segundo o mito, nasceu do crânio do pai que a havia engolido antes que a mãe pudesse dar à luz. Zeus assim o fez aconselhado por Urano, quando este revelou que, caso Métis tivesse filhos, ele perderia seu império no céu. No momento de seu nascimento, Atena deu um grito de guerra que foi ouvido de céu à terra. Vivia preparada para a batalha, armada com capacete e lança. Alta, majestosa e dona de uma expressão serena.

Há várias versões sobre o mito de Prometeu, herói da mitologia grega. Seu nome, no idioma grego, significa ‘premeditação’. E é realmente o que este titã, um dos deuses que enfrentam o Olimpo e suas divindades, mais pratica em sua trajetória, a arte de tramar antecipadamente seus planos ardilosos, com a intenção de enganar os deuses olímpicos.

Hera é a mais majestosa deusa do Olimpo. Filha mais velha de Cronos e Réia, assim como seus irmãos, a exceção de Zeus, foi engolida por Cronos antes de nascer. Hera casou-se com seu irmão Zeus, numa linda cerimônia. Dizem entretanto, que o amor entre eles era antigo e que de sua união nasceram quatro filhos: Ares, Hebe, Hefesto e Ilítia. Hera era a protetora das mulheres casadas. Tida como uma mulher extremamente explosiva e ciumenta, que vivia irritada com as infidelidades de Zeus.

Apolo, também conhecido com Febo (brilhante), na mitologia grega é considerado o deus da juventude e da luz, identificado primordialmente como uma divindade solar, uma das divindades mais ecléticas da mitologia greco-romana. Filho de Zeus e da titã Latona (Leto). Tinha uma irmã gêmea Ártemis que era conhecida pelos romanos como Diana, a deusa da caça. Segundo a lenda, Apolo e sua irmã nasceram na ilha de Delos onde sua mãe Leto se refugiou para se esconder da Hera, a esposa de Zeus.

Afrodite é a deusa do amor. Existem duas versões sobre sua origem. Em uma, teria nascido da união de Zeus e Dione. Na outra, seria filha de Urano, que ao ter seus órgãos sexuais cortados e atirados por Cronos no mar, fecundou as ondas e criou a deusa, "a mulher nascida das ondas" ou "nascida da semente do deus". Assim que saiu do mar foi levada a Chipre. Uma das muitas histórias sobre Afrodite conta que se casou com Hefesto, apesar de apaixonada por Ares.