Pinterest • The world’s catalog of ideas

D. Leonor de Portugal, Rainha da Dinamarca - The Portuguese Genealogy (Genealogia dos Reis de Portugal).png

D. Berengária de Portugal, Rainha Consorte da Dinamarca - The Portuguese Genealogy (Genealogia dos Reis de Portugal).png

Matilde de Bolonha, Rainha de Portugal - The Portuguese Genealogy (Genealogia dos Reis de Portugal).png

D. Afonso II de Portugal (cognominado O Gordo, O Crasso ou O Gafo, em virtude da doença que o teria afectado; Coimbra, 23 de Abril de 1185 - Santarém, 25 de Março de 1223), terceiro rei de Portugal, era filho do rei Sancho I de Portugal e da sua mulher, Dulce de Berenguer, mais conhecida como Dulce de Barcelona, infanta de Aragão. Afonso sucedeu ao seu pai em 1211.

Infanta Beatriz de Portugal, respresenta aqui muito bem,os adornos de cabeça que se tornaram cada vez mais altos e exagerados, haviam ínumeras formas de enfeites de cabeça e uma imensa variedade de penteados elaborados e sofisticados que duram até ao fim do séc XV. Os cabelos dividios ao meio e torcidos na lateral do rosto eram guardados na crespine (rede de cabelo) que tinha estrutura de arame e adquiriu uma forma cilíndrica ou esférica. Sobre essa estrutura prendia-se o véu.

Estórias da História: Mulheres na História (LXXXIV) D. Filipa de Lencastre, rainha consorte de Portugal

D. Pedro I, protagonizou um dos episódios mais conhecidos da História de Portugal,o amor de Pedro e Inês de Castro

D. Sancho II de Portugal (cognominado O Capelo por haver usado um enquanto criança; alternativamente conhecido como O Pio ou O Piedoso), quarto rei de Portugal, nasceu em Coimbra em mês e ano incertos, crê-se que em 1210, filho do rei D. Afonso II de Portugal e de D. Urraca de Castela.