Pinterest • The world’s catalog of ideas

Explore Do Ribeira and more!

A atuação da Defensoria Pública na defesa dos interesses dos quilombolas que vivem na região do Vale do Ribeira (SP) pautou reunião, realizada na terça-feira (11), entre a Eaacone, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo em Registro (SP) e a Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo. Foram discutidas estratégias de aproximação da DPU com as comunidades, assim como a viabilização de atuação à distância com o apoio da Equipe de Articulação e da Defensoria Estadual.

Nesta segunda, 14 de março, quando se celebra o Dia Internacional de Luta contra Barragens, o Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab) realiza uma manifestação na cidade de Cajati (SP) em parceria com associações quilombolas e organizações da sociedade civil que atuam no Vale do Ribeira.

Localizado no sul do Estado de SP e norte do PR, o Vale do Ribeira abrange a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape. Em área de 2,8 milhões de hectares, na qual estão 31 municípios – nove paranaenses e 22 paulistas – vive uma população de mais de 480 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2000. A região abriga 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil e apresenta importante diversidade ecológica, com florestas, remanescentes de restingas e de manguezais.

Placa da CBA sinalizando o local de construção da hidrelétrica de Tijuco Alto, é retirada por manifestantes, em 2009 (Claudio Tavares) | Além dos planos de construção da UHE Tijuco Alto, está em licenciamento um projeto para a construção de uma PCH em Itaóca. Os empreendimentos minerários, de calcário especialmente, ganharam força em Adrianópolis, na parte paranaense do Vale, e em Ribeira (SP), além dos inúmeros pedidos de lavra junto ao DNPM sobre territórios quilombolas.

Por 63 votos a favor e 17 contra, o plenário da Assembleia Legislativa de SP aprovou no início da noite desta terça-feira (7/6), a Emenda aglutinadora ao PL 249/2013, autorizando a abertura de licitação para conceder à iniciativa privada a gestão e utilização de parques estaduais. Entre eles, estão cinco localizados no Vale do Ribeira: Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), Caverna do Diabo, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho e Intervales. O prazo de concessão é de 30 anos.

viajeaqui.abril.com.brfrom viajeaqui.abril.com.br

Amazônia? Não! Conheça essa floresta exuberante que fica em São Paulo

Reserva Legado das Águas é apenas uma enorme área protegida que fica no Vale do Ribeira (SP) #ecoturismo